CSJ - Cia de Saneamento de Jundiaí

Enquanto você navega,
m³ de esgoto estão sendo tratados.

Casa da Fonte comemora 10 anos com alegria e atividades sociais

24/05/2015
 
Há 10 anos surgia no bairro Novo Horizonte (antigo Varjão), em Jundiaí, a Casa da Fonte, um projeto socioeducacional sem fins lucrativos criado com o propósito de proporcionar reforço escolar, inclusão social, preparar pessoas para o mercado de trabalho e consolidar anos de ações sociais iniciadas desde 1997 pela CSJ.
 
A partir da vontade de proporcionar às crianças e adolescentes da comunidade uma oportunidade de desfrutar de um espaço para leitura, nasceu a primeira iniciativa do projeto: a biblioteca comunitária. A ideia deu tão certo que o espaço de leitura faz parte de um dos mais de 10 cursos recreativos promovidos pela entidade, contemplando 240 alunos, entre sete e 17 anos - e alguns entre quatro e seis anos.
 
“Posso dizer, com orgulho, que no ano passado não tivemos nenhum caso de evasão escolar e nenhum estudante envolvido com tráfico de drogas.”, comenta a a coordenadora da Casa da Fonte, Maria Cristina Castilho de Andrade
 
No dia 16 de maio de 2005, foi realizada uma grande festa para celebrar os 10 anos da Casa da Fonte com apresentações culturais, exposições e a presença de convidados ilustres.

Para Maria Cristina, chegar aos 10 anos significa que o trabalho realizado com muito carinho, persistência e cooperação da comunidade deu certo:
 
“Hoje (16/05) é um dia em que estamos mostrando todos os dons da população do Jardim Novo Horizonte. Agradeço especialmente as crianças, adolescentes, adultos e os pais, pois se não fossem eles a Casa da Fonte não existiria”

Orgulhosa, Eduarda Cipriano Borges dos Santos, hoje com 13 anos, lembra que foi no salão de seu pai que a biblioteca foi instalada, há 10 anos. Lugar onde costumava ir mesmo com apenas três anos de idade. “Minha avó também é voluntária e temos um carinho muito grande com a Casa e com as pessoas daqui.” 
 
Além dos cursos oferecidos, a Casa da Fonte junto a CSJ, estabelece parcerias com as escolas Cleo Nogueira Barbosa, Ivo de Bona, Parque Residencial Almerinda Chaves e Alessandra Cristina Rodrigues Pezzato, além do CECE José De Marchi, que somam pouco mais de 4,6 mil alunos.
 
Confira a reportagem especial da TVE Jundiaí sobre a comemoração dos 10 anos do projeto:
 
https://youtu.be/0nxxHtbv6PI