CSJ - Cia de Saneamento de Jundiaí

Enquanto você navega,
m³ de esgoto estão sendo tratados.

Dia Mundial da Água 2016: impactos econômicos na gestão dos recursos hídricos

22/03/2016

“Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos” foi o tema escolhido pelas Organizações das Nações Unidas para a comemoração do Dia Mundial da Água, festejado no dia 22 de março, junto com o lançamento do Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial na temática de recursos hídricos – UN World Water Development Report 2016 –em Genebra, na Suíça.

A discussão traz à tona a reflexão sobre os impactos dos investimentos na gestão de recursos hídricos sobre a geração e estabilidade de empregos no Brasil e no mundo. Investimentos na gestão da água é uma questão de saúde pública, bem-estar e desenvolvimento econômico sustentável e deve ser prioridade em qualquer governo.

Temos como exemplo os baixos investimentos em saneamento básico no Brasil que ocasionalmente traz problemas à saúde pública, infraestrutura e economia às cidades mais impactadas com esse problema.

Um levantamento do Instituto Trata Brasil indica que a maior parte das cidades brasileiras, investiu menos do que 20% da arrecadação nos últimos anos, evidenciando que ainda falta muito a ser feito para melhorar o cenário do saneamento básico no Brasil, tanto em capitais como nas cidades de regiões metropolitanas e do interior.

Alternativas que reduzam o impacto do uso inadequado da água não são ações apenas em prol da sustentabilidade, elas representam também melhor qualidade de vida para toda a população e consequentemente para sua economia, gerando empregos e renda.

Sobre o Dia Mundial da Água

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Em 2003, o Brasil instituiu seu Dia Nacional da Água, também celebrado anualmente em 22 de março. Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano.

Saiba mais em:

http://aguasdemarco.ana.gov.br

http://www.unwater.org/publications/world-water-development-report/en/