CSJ - Cia de Saneamento de Jundiaí

Enquanto você navega,
m³ de esgoto estão sendo tratados.

Qual é a função do monitoramento de esgoto industrial realizado pela CSJ?

15/11/2016

No Município de Jundiaí estão instaladas muitas indústrias, que em sua maioria lança efluentes na rede pública, destinados à Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí. As características químicas, físicas e biológicas destes efluentes podem sofrer grandes variações, por vários motivos, como a operação, processos, e matérias-primas.

Devido à esta variabilidade, a CSJ – Companhia Saneamento de Jundiaí - mantém um departamento especialmente dedicado ao monitoramento desses efluentes, com os seguintes objetivos:

• Proteger a rede pública coletora de esgotos

• Proteger o sistema biológico de tratamento de esgotos

• Permitir a reciclagem agrícola do lodo de esgoto

• Identificar lançamentos irregulares nas redes de esgoto e redes de água pluvial

• Permitir cobrança justa dos volumes e cargas orgânicas

• Permitir que as indústrias contribuam para a eficiência do tratamento de esgotos

• Verificar o atendimento à legislação.

Etapas do monitoramento

1. Coletas de amostras

São realizadas nos pontos de saída de esgoto direcionados à rede coletora municipal e enviadas para caracterização. A coleta e o laboratório são acreditados pelo CGCRE/INMETRO de acordo com a norma ABNT ISO 17025. O monitoramento é realizado utilizando amostragem composta de 24 horas e feita com o uso de amostradores automáticos, garantindo a qualidade dos resultados das análises.

2. Medidores de volume de esgoto

É realizado um rigoroso controle de calibração e verificação dos medidores, garantindo o bom funcionamento do sistema. Há ainda vistorias constantes nos estabelecimentos industriais com o objetivo de acompanhar alterações nas suas instalações sanitárias bem como em seus processos que possam gerar efluentes nocivos às tubulações ou à ETEJ. O departamento mantém leituras dos medidores instalados mensalmente, garantindo a cobrança justa e equitativa.

3. Equipamentos de vídeo inspeção e rastreamento

Além dos controles já mencionados, a CSJ conta com o uso de equipamentos de vídeo inspeção e rastreamento com corantes e fumaça para verificar as tubulações e evitar lançamentos não conformes.

Com o monitoramento, a CSJ garante o bom funcionamento do sistema e uma cobrança justa do setor industrial.