CSJ - Cia de Saneamento de Jundiaí

Enquanto você navega,
m³ de esgoto estão sendo tratados.

Casa da Fonte - Nome fantasia do projeto de investimento socioeducacional da CSJ Tratamento de Esgotos (2º Setor).
CERJU - Comitê de Estudo e Recuperação do rio Jundiaí - grupo criado para trabalhar na criação e acompanhamento de um programa de despoluição do rio Jundiaí.


CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo que faz o controle, a fiscalização e o monitoramento de atividades relacionadas ao meio ambiente.


CSJ - Companhia Saneamento de Jundiaí - atual operadora do Sistema de Tratamento de Esgotos do município de Jundiaí/SP que atua em contrato de concessão.


DAE S/A Água e Esgoto - empresa que cuida do abastecimento e saneamento da cidade de Jundiaí e que tem controle acionário do poder público. É uma instituição centenária, considerada modelo no setor de saneamento.


ETEJ - Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí - estrutura construída em 1998 pela CSJ por regime de concessão. Sua construção possibilitou a melhora das condições do rio Jundiaí.


INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - é o órgão normativo do Sinmetro, Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, cujo objetivo é fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.


Jundiá - Peixe habitante do rio Jundiaí que sofreu ameaça de extinção na década de 90, mas voltou a ser encontrado após iniciado o trabalho de despoluição do Rio. O nome “Jundiá” teria dado origem ao nome da cidade de Jundiaí e, em seu significado indígena, remete a “peixe com bigodes”.


Lodo de esgoto - É um resíduo semissólido do tratamento de esgotos. A CSJ transforma este resíduo em fertilizante orgânico, que é utilizado nas culturas de citros, eucaliptos, cana-de-açúcar, flores e café.


Saneamento - Conjunto de ações que tendem a conservar e melhorar as condições do meio ambiente em benefício da saúde. O saneamento básico inclui coleta e disposição de lixo, água encanada potável e sistema de esgoto.


Tratamento de esgoto – Remoção da carga orgânica e nutrientes presentes nos esgotos para não prejudicar o meio ambiente, e evitar problemas de saúde para a população.