CSJ - Cia de Saneamento de Jundiaí

Enquanto você navega,
m³ de esgoto estão sendo tratados.

A Cia Saneamento de Jundiaí possui desde 2004 um laboratório de ensaio acreditado de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17025. O certificado de acreditação foi concedido pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro - CGCRE, sob o número CRL 0174.

O escopo da acreditação compreende os principais ensaios físico químicos necessários para acompanhar o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgotos, e significa um reconhecimento formal que o laboratório atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança.

Além de atender às exigências descritas na norma, a CSJ investe constantemente no treinamento dos profissionais, na aquisição de MRC e na calibração de equipamentos em laboratórios da RBC (Rede Brasileira de Calibração).  Sempre buscando a melhoria contínua dos processos laboratoriais, além de garantir a rastreabilidade e confiabilidade dos resultados.

A acreditação é um reconhecimento definido por acordos de foros internacionais como o a International Laboratory Accreditation Cooperation - ILAC, a European Cooperation For Accreditation - EA e a Interamerican Accreditation Cooperation - IAAC. Além de ser reconhecida pelo Governo Brasileiro, a acreditação é considerada um importante diferencial de mercado, pois define uma base técnica sólida e contribui para aumentar a confiabilidade dos clientes.


A CGCRE, para conceder a acreditação, submeteu o LABCSJ a uma equipe de avaliadores. O processo incluiu a verificação da competência técnica dos funcionários, a adequação das instalações do Laboratório, a documentação e a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, além de testes interlaboratoriais. A cada ciclo de 02 anos o laboratório é submetido a reavaliações para manutenção do certificado de acreditação.

A manutenção do “Certificado de Acreditação” é possível pelo comprometimento de todos os seus profissionais, assegurando a competência do laboratório e permitindo a geração de resultados mais confiáveis.