Projeto sócio educacional patrocinado pela CSJ desde 2005. Conheça aqui o projeto.
Comitê de Estudo e Recuperação do rio Jundiaí – grupo criado para trabalhar na criação e acompanhamento de um programa de despoluição do rio Jundiaí.
Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo que faz o controle, a fiscalização e o monitoramento de atividades relacionadas ao meio ambiente.
Companhia Saneamento de Jundiaí – atual operadora do Sistema de Tratamento de Esgotos do município de Jundiaí/SP que atua em contrato de concessão.
Empresa que cuida do abastecimento e saneamento da cidade de Jundiaí e que tem controle acionário do poder público. É uma instituição centenária, considerada modelo no setor de saneamento. Conheça mais aqui.
Estrutura construída em 1998 pela CSJ por regime de concessão. Sua construção possibilitou a melhora das condições do Rio Jundiaí.
Peixe habitante do Rio Jundiaí que sofreu ameaça de extinção na década de 90, mas voltou a ser encontrado após iniciado o trabalho de despoluição do Rio. O nome “Jundiá” teria dado origem ao nome da cidade de Jundiaí e, em seu significado indígena, remete a “peixe com bigodes”.
É um resíduo semissólido resultante do tratamento de esgotos. A CSJ transforma todo o lodo gerado em sua estação em fertilizante orgânico, utilizado na agricultura, floricultura, olericultura e paisagismo.
Conjunto de ações que tendem a conservar e melhorar as condições do meio ambiente em benefício da saúde. O saneamento básico inclui coleta e disposição de lixo, água encanada potável e sistema de esgoto.
Remoção da carga orgânica e nutrientes presentes nos esgotos para não prejudicar o meio ambiente, e evitar problemas de saúde para a população.