Rio Jundiaí: como a CSJ contribuiu para a despoluição e sua reclassificação

Ação de saneamento realizado pela Companhia Saneamento de Jundiaí contribuiu para a qualidade de vida de diversos municípios.

29 / 1 / 2020

Saneamento e seus efeitos no cotidiano

Diante do acelerado crescimento dos centros urbanos e constante surgimento de novos desafios decorrentes da vida moderna, não é difícil que indivíduos e comunidades inteiras tomem como triviais algumas questões que são essenciais para a qualidade de vida e bem-estar. Dentre essas, destaca-se a questão do saneamento. 

Em síntese, o saneamento refere-se a todo conjunto de ações que visam um estado de higiene e saúde para uma região e seus habitantes, considerando o abastecimento de água potável, manejo de resíduos, controle de pragas, limpeza urbana, entre outros.

Ou seja, é fácil perceber que essa questão só seja lembrada ou trazida à tona quando uma localidade sofre com a ausência de ações de saneamento. Em alguns casos, infelizmente, essa condição deficitária é até mesmo vista como algo normal.

Essa era a situação do Rio Jundiaí, que percorre 123 quilômetros no estado de São Paulo e era visto como um rio poluído até o início dos anos 80.

 

Leia também: Despoluição de rios é desafio para cidades paulistas

 

A poluição do Rio Jundiaí: um desafio

Reverter o quadro do Rio Jundiaí foi um dos principais desafios a serem enfrentados pela Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ), que em 1996 deu início à construção da Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí (ETEJ) e em 1998 iniciou oficialmente suas atividades de saneamento com o tratamento de esgoto da cidade.

Ao longo dos anos, a ETEJ tornou-se referência por sua eficiência e ações inovadoras, como em 2000 quando passou a destinar todo lodo gerado no término do tratamento de esgoto para a compostagem, de forma a transformá-lo em fertilizante de uso seguro na agricultura.

Atualmente, 98% de todo esgoto gerado pelo município de Jundiaí é coletado pela empresa DAE S/A e, destes, 99% são direcionados à Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí para tratamento e destinação apropriados. O restante é tratado por outras duas Estações de Tratamento de Esgotos que foram construídas e são operadas pela DAE S/A. 

A importância da ETEJ e demais ações realizadas em Jundiaí pela CSJ se dá, em especial, pelo fato do município ter sido, ao longo desses anos, responsável por cerca de 70% da poluição do Rio Jundiaí.

 

A conquista da reclassificação

A primeira grande conquista do processo de despoluição e revitalização do Rio Jundiaí, iniciado em 1984, veio no ano de 2017, quando se tornou o primeiro rio da América do Sul a oficialmente ter sua classe alterada em função da melhoria na qualidade de suas águas, muito em função do trabalho realizado pela Companhia Saneamento de Jundiaí.

 

Leia também: Peixes voltam para o Rio Jundiaí após despoluição

 

Antes, o Rio se enquadrava na classe 4 (a mais poluída possível) e agora reside na classe 3, o que também significa que tem abrigado, ao longo de sua extensão, animais que outrora não podiam habitar suas águas e margens, como peixes, garças e outros. Além disso, as águas deste corpo hídrico podem servir para abastecimento humano após tratamento convencional ou avançados nas Estações de Tratamento de Água.

 

Ações para um futuro mais verde

Por mais que a conquista da reclassificação do Rio Jundiaí tenha sido uma grande vitória, a atuação da CSJ é guiada, diariamente, pela missão de trazer ainda mais impacto positivo para a região, tanto no aspecto da qualidade de vida para seus habitantes quanto no aspecto da preservação ambiental.

Esse compromisso é reforçado pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que integra todos os esforços da CSJ com o selo ISO 14001 conquistado em 2014. Além disso, seu laboratório é acreditado pela ISO/IEC 17025 e também conta com o selo IBD – Qualidade Certificada para a reciclagem de efluentes e produção de água de reuso.

Todas essas certificações demonstram a seriedade com que a CSJ busca a melhoria contínua dos seus processos e, com o avanço na qualidade do Rio Jundiaí, a empresa vem planejando e tomando as ações necessárias para que o município continue servindo de referência a todo o país.