Expedição VEJA destaca a aplicação dos recursos de Jundiaí em saneamento básico

Jundiaí se destaca na gestão e política pública

7 / 5 / 2014

A Expedição VEJA, iniciativa que percorrerá via ônibus 13 estados e o Distrito Federal com a missão de “revelar um brasil menos visível”, completou seus primeiros 108 quilômetros no dia 06/05 e desembarcou em Jundiaí (SP).

Situado a 60 quilômetros de São Paulo e 40 quilômetros de Campinas, o município se firmou como um importante polo para indústrias de tecnologia e logística. Os bons índices na educação e na segurança pública e a localização privilegiada não é a única razão do progresso jundiaiense.

100% do esgoto tratado – Em 2013, a consultoria Macroplan elegeu Jundiaí no primeiro lugar de uma lista que avaliou a qualidade da gestão nas cem maiores cidades brasileiras. E o resultado não pode ser atribuído a uma governante específico porque as melhorias na infraestrutura são fruto de pelo menos três décadas de investimentos.

A aplicação de recursos em saneamento básico, por exemplo, permitiu uma ocupação ordenada da cidade e, como consequência direta, melhoraram as condições de saúde da população. Hoje, praticamente 100% do esgoto da cidade é tratado.

Um programa bem-sucedido de erradicação de favelas impediu que o crescimento da cidade desse origem a grandes ocupações irregulares – um mal do qual cidades próximas, como Campinas e Santo André, padecem.

A distribuição especial e o sistema viário da cidade também facilitam a circulação de automóveis, o que significa ganho de tempo (e dinheiro) para as empresas que se instalam no município.

Com isso, além de atrair empresas que procuram alternativas aos custos elevados e dificuldades de logísticas enfretadas em São Paulo e regiões metropolitanas, Jundiaí passou a atrair migrantes de classe média dessas regiões.

O incremento do parque industrial de Jundiaí foi apenas o primeiro passo; sem planejamento e uma gestão pública adequada, nem mesmo os recursos arrecadados com a chegada de empresas de tecnologia seriam suficientes para assegurar o salto de Jundiaí.

Fonte:A lição de Jundiaí: crescimento sem desordem

por Portal Veja