Companhia Saneamento de Jundiaí

A Companhia

Fundada em 1996, a Cia Saneamento de Jundiaí (CSJ) construiu a ETEJ, Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí, com o objetivo de tratar o esgoto da cidade. Sua operação começou em 1998 e, hoje, o esgoto coletado pela DAE S/A recebe tratamento e destinação adequados, garantindo um saneamento de qualidade e respeitando o meio ambiente.

Além disso, o lodo produzido no processo é transformado em fertilizante e beneficia a agricultura, sendo usado em culturas que não são de consumo direto da população.

A CSJ foi contratada em uma concorrência pública de menor tarifa e passou a tratar o esgoto doméstico e industrial da cidade de Jundiaí, procurando sempre aprimorar sua operação, além de desenvolver projetos sociais de profissionalização, educação e conscientização.

Em 2017, o Rio Jundiaí foi o primeiro rio brasileiro a ter sua classe alterada em função da melhora da qualidade das suas águas. A operação da ETEJ é parte importante desta melhora, pois a cidade de Jundiaí já foi responsável por 70% da poluição do Rio.

DAE

A DAE S/A Água e Esgoto é responsável pela operação de saneamento no município de Jundiaí. É uma empresa de capital misto que tem como sócio majoritário a Prefeitura local.

Em 2001, completou 100 anos de existência, constituindo-se um marco na história do saneamento básico no Brasil e referência de excelência pela universalização do atendimento de água e esgoto. Para realizar o tratamento de esgoto da cidade, delegou à CSJ, por meio de concorrência pública de menor tarifa, a responsabilidade de construir e operar a ETEJ – Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí.

Saiba mais detalhes sobre a DAE S/A Água e Esgoto clicando aqui

Conselho

Reunindo representantes da indústria, comércio, associações de amigos do bairro, além de membros da DAE S/A e da CSJ, o Conselho de Acompanhamento e Fiscalização representa um importante avanço na administração de um serviço público.

O Conselho é o órgão responsável por garantir e manter constante diálogo com a sociedade, conciliando interesses públicos, avanços técnicos e limitações orçamentárias. Seus membros também cobram metas e resultados da Concessionária.

Tratamento de Esgoto com Qualidade Ambiental

A CSJ mantém um Sistema de Gestão Ambiental certificado na norma ISO 14001, com estrutura desenvolvida para garantir o atendimento à legislação vigente e mitigar sistematicamente os impactos ambientais significativos gerados em suas atividades. Também conta com funcionários capacitados que contribuem diariamente para que a empresa atinja novos níveis de desempenho ambiental através do controle dos riscos associados e da gestão dos recursos naturais.